Como tomar decisões para contar a história que você quer ver contada pelos seus clientes

Por Jeanne Bliss

Para tomar as decisões certas para contar uma história da qual você se orgulhe, comece segurando um espelho e olhando para você mesmo e para a sua empresa.

Você precisa fazer as perguntas certas para revisar as suas decisões atuais e entender a história que hoje as decisões revelam sobre você. Você precisa saber quais são as decisões importantes a serem tomadas no futuro.

Darwin Smith, CEO (Presidente) da Kimberly-Clark desde 1971 até 1991, é considerado por muitos estar entre os dez maiores presidentes de todos os tempos. Jim Collins, no seu livro Good and Great (Bom e Grande), introduziu a história sobre como Smith transformou a sua empresa de um negócio que estava definhando no maior desempenho do mundo, baseado no papel, de uma empresa de produtos de consumo, fazendo perguntas e cavando pedras.

Quando Smith assumiu o leme da Kimberly-Clark, em 1971, ele trabalhou para entender em qual direção ele deveria levar a empresa. Na quietude do anoitecer na sua Fazenda Gotrocks, em Wisconsin, ele pensava na situação da empresa cavando pedras na sua propriedade e movendo-as de forma a formar pilhas. Quando a sua esposa Lois ouvia o ruído da retroescavadeira no meio da noite, ela sabia que ele estava pensando em tomar uma decisão. De manhã, a extensão do pensamento dele estava em grandes pilhas de pedras, que foram removidas de uma pilha para outra, enquanto ele pensava sobre qual deveria ser a sua ação.

Estes movimentos das pedras nas sessões noturnas não deram respostas a Smith; deram perguntas.

Perguntas que ele faria aos líderes das suas equipes e às pessoas da sua empresa durante meses.

Ele queria saber:

  • O que a Kimberly-Clark deveria representar
  • Como a empresa deveria ser conhecida
  • Como ela poderia crescer financeiramente

As respostas para as suas perguntas contaram a Smith a história da sua empresa.

Smith aprendeu onde a Kimberly-Clark se situava e quais decisões e ações precisaram ser tomadas para levar a empresa à sua posição atual. Destas respostas, Smith percebeu quais ações iniciais ele precisaria tomar para mover a empresa numa nova direção. As respostas às perguntas de Smith o levaram aos seus primeiros passos, para liderar a Kimberly-Clark na direção do seu sucesso.

Darwin Smith moveu pedras para descobrir as suas perguntas. Através deste processo ele realizou três coisas.

  1. Ele determinou as perguntas corretas a serem feitas.
  2. Então, as respostas lhe contaram a história da sua empresa.
  3. A história o levou ao seu curso de ação.

Conectando as suas respostas, elas vão lhe dizer como você é visto por quem está do lado de fora.

A soma das suas respostas revelará a história de quem você é e o que você vale, conforme é definido pelas decisões que você toma e pelas ações que derivam delas.

Para tomar as decisões certas para contar uma história da qual você se orgulhe, comece segurando um espelho e olhando para você mesmo e para a sua empresa.

  1. Determine as perguntas certas a serem feitas, que revisem as suas decisões atuais.
  2. Ouça as respostas e a história.
  3. Deixe a história o levar ao seu curso de ação e às importantes decisões a serem tomadas no futuro.

Sobre a autora: Como “Chefe de Clientes” da Lands’End, Mazda, Coldwell Banker, Allstate e Microsoft, Jeanne colocou o consumidor na sua agenda estratégica, obteve 98% de taxa de lealdade e trocou experiências com operações que envolviam 50.000 pessoas. Jeanne atualmente dirige a empresa CustomerBliss para criar uma via acionável de lucratividade e crescimento do negócio, através de ganhar os elogios dos clientes e dos funcionários. Os seus livros de maiores vendas são Chief Customer Officer (Chefe de Clientes) e I Love You More than My Dog: Five Decisions that Drive (Eu o amo mais do que o meu cachorro: Cinco decisões que levam adiante).

Fonte: WordofMouth.org

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

® Copyright: Todos os artigos da WordofMouth.org são traduzidos com autorização.

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para lhe enviar informação relacionada com as suas preferências, segundo os seus hábitos e o seu perfil. Para mais informações, você pode visitar a nossa Política de Privacidade Ok Política de Privacidade