fbpx

HypeCast #18 – Como definir o ciclo de engajamento da sua estratégia de marketing de conteúdo?

por HyTrade

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste décimo oitavo episódio realizamos a nossa análise das notícias de mercado da semana e depois falamos um pouco sobre como definir o ciclo de engajamento da sua estratégia de marketing de conteúdo.

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing, tecnologia e negócios, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à décima oitava edição do HypeCast! Iniciamos o programa com a nossa hashtag da semana e depois entramos na nossa análise de mercado, analisamos em primeiro lugar, novo estudo encomendado pelo PayPal e realizado pela MindMiners, que analisou os hábitos de consumo de informação dos millennials. Na sequência, também falamos sobre as gerações, porém desta vez sobre a Geração X, que teve nova pesquisa realizada e divulgada pela Viacom International Media Networks. A nossa terceira notícia de mercado, destacamos alguns pontos de uma longa entrevista realizada com Fábio Coelho, diretor executivo do Google Brasil. Para finalizar a nossa análise de mercado, falamos sobre a divulgação de algumas informações pelo presidente da Baidu Brasil que diz que os chineses estão utilizando uma quantidade cada vez menor de apps, indicando assim uma possível tendência global. Como tópico da semana, seguimos com as melhores práticas para a criação de uma estratégia vencedora de marketing de conteúdo, desta vez sobre como definir o ciclo de engajamento. Bom proveito!

[wt_margin type=”10″]
[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
[powerpress url=”http://media.blubrry.com/hytrade/content.blubrry.com/hytrade/HypeCast-18.mp3″]

[wt_margin type=”25″]
[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Assine no seu podcaster favorito[/wt_h2]

[wt_row]
[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
HypeCast_Android
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]

[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
HypeCast_Stitcher
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]

[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
Em breve no iTunes…
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
[/wt_row]

[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

  • 3:20 – Tuite da Semana

A nossa hashtag da semana é:

           

E os livros recomendados por nós foram:

Filipe - O Círculo por Eggers Dave

Ricardo - O Poder da Atenção - As 7 Melhores Estratégias Para Atrair o Público e Garantir o Sucesso de Suas Ideias e Produtos por Bem Parr

Thatianne – O Príncipe por Nicolau Maquiavel

  • 8:33 - Como os millennials consomem informação?

Na nossa primeira notícia de mercado, que nos vem através do Meio & Mensagem, falamos sobre novo estudo encomendado pelo PayPal e realizado pela MindMiners, que analisou os hábitos de consumo de informação dos millennials, através de pesquisa online realizada entre os dias 3 e 10 de março 2017, com 300 jovens entre 18 e 36 anos, pertencentes às classes ABC e de todos os estados do Brasil. Veja um resumo:

- Veículos de comunicação mais usados: WhatsApp 91,7%, Facebook e o YouTube 86,7%, Google 85%, revistas impressas 16% e jornais impressos 15,7%.

- Fonte de informação e veículo de conhecimento: Google 66,3%, Facebook 55%, TV 51,3%, jornais impressos 9,7% e revistas impressas 7,7%.

- Veículo mais usado como fonte de entretenimento: YouTube 81,7%, Facebook 71%, WhatsApp 66%, serviços de streaming e Instagram empatados com 54% e TV 52%.

- Uso diário das plataformas: Facebook 88%, Google 80%, Instagram 77%, YouTube 61%, Snapchat 51,8%, jornais online 47,9% e jornais impressos 23,4%.

- Confiam muito nos meios de comunicação: Google 22%, rádios 15%, jornais impressos ou online 14%, YouTube 9%, revistas online ou impressas 8%, Instagram 5%, Twitter 4% e Facebook 3%.

- Se incomodam com publicidade em vídeo: 53%.

- Pulam os vídeos de publicidade: 52% (dos que se incomodam).

- Pulam os vídeos de publicidade dependendo da marca ou do produto: 35%.

- Nunca pulam os vídeos de publicidade: 1%.

Hypecast-18 I

Divulgação: Blog do PayPal Brasil

  • 16:27 - Geração X reinventa vida adulta e 'pula' crise de meia idade

A nossa segunda notícia de mercado, que nos vem através do Propmark, ainda é sobre o comportamento das gerações e traz novo estudo, desta vez desenvolvido e divulgado pela Viacom International Media Networks, divisão da Viacom Inc. Analisando desta vez a Geração X, que já soma mais de 2 bilhões de pessoas no mundo e uma média de mais de 180 milhões de espectadores, o estudo ajuda a entender o que aconteceu com a geração de jovens dos anos 80 e 90 que entraram no mercado de trabalho e constituíram novas famílias. Sobre a pesquisa, foram entrevistados por meio de um questionário online mais de 12 mil adultos de 21 países. Além disso, a Viacom capturou 1.000 imagens via álbuns de fotos e conduziu 36 entrevistas pessoais profundas em oito países: Brasil, México, Colômbia, Reino Unido, Alemanha, Hungria, África do Sul e Tailândia. Os destaques são:

- Esta geração reinventou o que significa ser adulto e segue fazendo as coisas que querem, seja no lazer, no trabalho e na vida em geral.

- As mulheres estão avançando no trabalho e homens ganhando espaço em casa.

- 55% das mulheres da Geração X ganham mais ou igual aos seus parceiros.

- Mais de 80% concordam que um homem pode criar uma criança tão bem quanto uma mulher.

- Suas prioridades são: Sexo 57% e Amizade 49%.

- 90% se consideram felizes com suas vidas como são hoje.

- 96% estão confiantes.

- 84% preferem equilibrar o trabalho e a vida pessoal, em vez de focar apenas no sucesso profissional;

Divulgação: Viacom Global Insights

  • 21:08 – “A internet mobile está no fim”, diz presidente do Baidu Brasil

Para encerrar a nossa análise de mercado, analisamos matéria que nos vem através do Tecmundo e ressalta entrevista com Yan Di, presidente da Baidu Brasil. Segundo o executivo, o consumidor chinês está usando menos aplicativos e isso pode indicar uma tendência global, além de sinalizar uma possível mudança na estratégia das empresas em desenvolver novos aplicativos. Segundo o executivo, o consumidor chinês “concentra tudo em dois ou três apps. A distribuição de custo por instalação está cada vez mais cara [sai por US$ 0,53 em plataformas Android e US$ 1,24 no iOS]”. Para Andreas Blazoudikis, fundador da Movile, que também participou da coletiva de imprensa, “se você imagina que deve criar um aplicativo sozinho hoje e ficar somente nisso, você vai sofrer. É preciso pensar que no futuro teremos que construir nossas tecnologias e trabalhar com os portais, como o WeChat e em breve WhatsApp”. Eu, Filipe e Thati comentamos e sobre tudo isso, incluindo a utilização cada vez maior dos assistentes virtuais, que também estão substituindo os aplicativos.

Yan Di, presidente da Baidu Brasil

Yan Di, presidente da Baidu Brasil

  • 32:42 - Inteligência artificial na publicidade é a novidade proposta pelo Google

Seguindo com o programa, a nossa terceira notícia de mercado, que nos vem pelo Propmark novamente, destaca longa entrevista realizada com Fábio Coelho, diretor executivo do Google Brasil, sobre vários assuntos, entre eles, a inteligência artificial na publicidade, que segundo ele “pode ser usada para melhorar a experiência de busca, navegação e solução de problemas” e o papel das agências que vai se transformar com abordagens mais assertivas. Para o executivo, a tecnologia vai permitir o nascimento de um outro tipo de agência de propaganda, que hoje sofre a concorrência das consultorias. Ele também destaca que o marketing e a propaganda estão se transformando porque o público das marcas está a um toque dos seus smartphones.

Fabio Coelho, diretor executivo do Google Brasil

Fabio Coelho, diretor executivo do Google Brasil

  • 38:37 – Tópico da Semana: Como definir o ciclo de engajamento da sua estratégia de marketing de conteúdo?

Entrando no nosso tópico da semana e seguindo com a nossa série de ensinamentos sobre “Como Criar uma Estratégia Vencedora de Marketing de Conteúdo”, falamos desta vez sobre como definir o ciclo de engajamento da sua estratégia de marketing de conteúdo. Para manter uma audiência fiel, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer as necessidades e desejos dos seus membros e, a segunda, é fornecer ótimo conteúdo, de forma consistente em uma base regular, criando assim um ciclo, não de vendas, mas sim de engajamento.

ciclo de engajamento

 

[wt_divider_dotted margin_top="20" margin_bottom="20"]

Semana que vem tem mais! Assine a nossa newsletter para receber os episódios diretamente no seu e-mail e não perder nenhum programa.

Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

[wt_margin type="25"]
[wt_h2 heading_style="wt_heading_3" align="left"]Assine no seu podcaster favorito[/wt_h2]

[wt_row]
[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
HypeCast_Android
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]

[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
HypeCast_Stitcher
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]

[col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
Em breve no iTunes...
[/col-lg-4 col-md-4 col-sm-4]
[/wt_row]

[wt_divider_dotted margin_top="20" margin_bottom="20"]

Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.

 

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para lhe enviar informação relacionada com as suas preferências, segundo os seus hábitos e o seu perfil. Para mais informações, você pode visitar a nossa Política de Privacidade Ok Política de Privacidade