Neste vigésimo quarto episódio realizamos a nossa análise das notícias de mercado da semana e depois falamos sobre como incorporar uma cultura de Disrupção na sua Gestão.
[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing, tecnologia e negócios, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado. [/wt_note]
Olá, seja muito bem-vindo à vigésima quarta edição do HypeCast! Iniciamos o programa analisando novo estudo sobre as marcas preferidas dos millennials. Na sequência, comentamos sobre outro levantamento que mostra a taxa de conversão dos e-commerce brasileiro. Na nossa terceira notícia de mercado, analisamos novos dados divulgados pela eMarketer sobre o uso de redes sociais no mundo. Para finalizar a nossa análise de mercado, destacamos uma outra pesquisa que mostra um raio-x dos ouvintes de Rock no Brasil. Como tópico da semana, compartilhamos cinco dicas para implementar uma cultura de disrupção na gestão da sua empresa. Bom proveito!
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Assine no seu podcaster favorito[/wt_h2]
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Em breve no iTunes…
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]
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3:35 – Tuite da Semana
O nosso tuite da semana vai para todos os brasileiros corajosos que matam a cobra e mostram o pau:
mano o cara simplesmente comprou um paraquedas no mercado livre e pulou do prédio
o brasileiro só não domina o mundo pq nao quer pic.twitter.com/S9743HBr54
— vaez (@vaezzzz) 27 de junho de 2017
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6:15 – Veja as marcas queridinhas dos millennials
As empresas de economia compartilhada e apps de mensagens, viagens e banco, junto com marcas de esportes dominam os maiores ganhos em clientes da geração millennial ao comparar a pesquisa deste ano com a do ano passado. Isso é o que diz o levantamento da empresa de pesquisa especializada em estudos de comportamento social YouGov BrandIndex, que entrevista anualmente 1,5 milhões de pessoas, revela as marcas que têm preferência entre os millennials, considerada a geração que está hoje na faixa entre 18 e 29 anos. Eu e Filipe comentamos esta matéria que nos vem através do blog Innovation Insider.
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9:33 – Conversão de vendas no e-commerce é menor que 2%, diz estudo
Na nossa segunda notícia de mercado, que nos vem através do portal TI Inside Online, Eu e Filipe analisamos o levantamento encomendado pela Braspag, feito em março de 2017, que diz que apenas 1,6% (25,9 milhões) das 1,6 bilhão de visitas que os sites de e-commerce recebem mensalmente são convertidas em vendas pagas, efetivamente. Do total de visitas aos sites de compras, o estudo revela que 7% (119,7 milhões) dos usuários chegam a montar os carrinhos dentro dos sites, com produtos que desejam comprar. Porém, a taxa de conversão, que registra o número real de compras efetivadas, fica em 2,1% do total de visitas na categoria Travel e 1,5% na categoria Shopping. Os setores que apresentam a maior taxa de conversão são: Tickets (ingressos), Farmácia e Telecom. As menores taxas de conversão ficam para as vendas online de Cupons e Brinquedos.
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13:48 – Um terço da população global usa rede social
Na nossa terceira notícia de mercado, que nos vem através do Meio & Mensagem, eu e Filipe comentamos sobre novos dados divulgados pela eMarketer que diz que até o fim de 2017, 2,46 bilhões de pessoas farão uso de uma plataforma de social media ao menos uma vez por mês, configurando um crescimento de 8,2% desde 2016. No Brasil, os usuários totalizarão 107,1 milhões este ano, é o quarto maior em uso de redes sociais do mundo atrás de China, Índia e EUA. O crescimento recente das redes sociais na região foi estimulado por jovens usuários de internet urbanos comprando novos modelos de smartphones baratos e criando novas contas. Por aqui e na América Latina, o Facebook é a rede social dominante. Em 2017, o país terá 101,1 milhões de usuários do Facebook, representando 36,2% de todos os usuários do Facebook na América Latina.
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18:27 – Roqueiros são adeptos da tecnologia, mas odeiam exposição no digital
Para finalizar a nossa análise das notícias de mercado, que nos vem através do Propmark, eu e Filipe destacamos, em homenagem ao Dia Mundial do Rock, novo estudo da Ipsos que mostra um raio-x dos ouvintes do estilo musical no Brasil. Segundo o EGM (Estudo Geral de Meios), os roqueiros são adeptos profundos da tecnologia, não à toa, 93% deles acessam internet, número acima da média nacional (72%). O mobile é sua plataforma preferida (82%), utilizada basicamente para ouvir música, games e vídeos. Apesar da presença massiva na internet e nas redes sociais (89%), os roqueiros são mais reservados e dizem odiar expor sua vida no Facebook, Instagram, Twitter e cia. Essa é a postura de 52% deles, enquanto 45% dizem não se imaginar sem internet durante o dia.
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24:27 – Tópico da Semana: Incorporando a disrupção na gestão
Entrando no nosso tópico da semana, desta vez compartilhamos algumas ótimas dicas publicadas no blog da DocuSign sobre como incorporar na nossa gestão uma cultura de disrupção. A questão colocada na mesa é: à medida que a disrupção se torna o novo paradigma de sobrevivência empresarial, como incorporar um novo modelo de gestão estratégica baseado em implementações ágeis e focado na mudança como um processo contínuo? Eu e Filipe comentamos em cima das dicas abaixo:
1. Entenda que o líder deve ser o melhor aprendiz de uma empresa
2. Crie uma estrutura flexível
3. Radar Preditivo: desenvolva uma rede eficiente de informações para identificar tendências
4. Aposte em parcerias
5. Deixe de ver a disrupção como ameaça: entenda-a como oportunidade para aprender e adaptar-se
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Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.
- Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito
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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.