Por Andy Sernovitz
A publicidade é o custo de ficar chato. Com um notável produto ou serviço, você pode fazer os seus consumidores falarem de você gratuitamente. Veja por que:
O marketing convencional é um esplêndido ciclo
Com a publicidade tradicional, você compra anúncios e espera que eles sejam notados e tragam novos consumidores. Se você tiver sorte, você conseguirá um número suficiente de novos consumidores para pagar a próxima campanha de anúncios. Isto é afundar dinheiro espalhando anúncios em comerciais e em revistas, que não permanecem durante muito tempo.
O marketing boca a boca é um ciclo de investimento
O marketing boca a boca é diferente: cada vez que você investir em ser uma empresa notável, o amor e a lealdade por você crescem, ao invés de serem usados. Ao invés de comprar impressões, você ganha fãs. E em virtude de você não estar pagando por anúncios para conquistar esses fãs, você pode reinvestir essa economia em melhores produtos, serviços e experiências para os consumidores, o que vai leva-lo adiante.
O marketing boca a boca conquista fãs leais em qualquer clima econômico
No longo prazo, com o marketing boca a boca, você acaba ficando com uma vantagem competitiva à prova de recessão, que o levará através dos bons e dos maus tempos. Isto é algo que o marketing tradicional não pode fazer.
Sobre o autor: Andy Sernovitz ensina marketing boca a boca. Ele é o autor mais vendido, de acordo com o New York Times, de Word of Mouth Marketing: How Smart Companies Get People Talking (Marketing boca a boca: como empresas inteligentes fazem as pessoas falar) e é CEO da WordofMouth.org e da SocialMedia.org.
Fonte: WordofMouth.org
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
® Copyright: Todos os artigos da WordofMouth.org são traduzidos com autorização.
2 Comentários
[…] revisões, ou quando ela ganhar um prêmio. E há ainda mais confiança se um amigo a recomendar. A disseminação boca a boca – a tática de marketing mais eficaz de todos os tempos – é realmente sobre […]
[…] revisões, ou quando ela ganhar um prêmio. E há ainda mais confiança se um amigo a recomendar. A disseminação boca a boca – a tática de marketing mais eficaz de todos os tempos – é realmente sobre […]