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HypeCast #14 – Lições que os profissionais de marketing podem aprender do jornalismo

por HyTrade

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste décimo quarto episódio realizamos a nossa análise SWOT da semana e depois ressaltamos algumas lições que os profissionais de marketing podem aprender do jornalismo

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing, tecnologia e negócios, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à décima quarta edição do HypeCast! Na nossa análise SWOT da semana, ressaltamos como ponto forte, a notícia de que o Google está planejando lançar um adblocker na versão mobile do navegador Chrome. Já como ponto fraco, falamos sobre a possível nova greve dos roteiristas do Writers Guild of America (WGA) dos EUA que estava programada para estourar a partir do dia 2 de maio. Como ameaça da semana, falamos sobre as declarações do novo presidente da Abap que declarou que quer debater a transparência dos canais digitais, e para finalizar a primeira parte do programa, como oportunidade, analisamos as tendências apresentadas pelo Facebook que nortearão os próximos três anos do mercado de comunicação e marketing. No nosso tópico da semana, falamos sobre lições que os profissionais de marketing podem aprender do jornalismo. Bom proveito!

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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Assine no seu podcaster favorito[/wt_h2]

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Em breve no iTunes…
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

  • 4:40 – Ponto Forte da Semana: Google deve lançar um adblocker para o Chrome

Conforme notícia veiculada pelo Meio & Mensagem com base em informações divulgadas pelo Wall Street Journal, o Google está planejando lançar um adblocker na versão mobile do navegador Chrome. Desta forma, os usuários poderão bloquear anúncios que atrapalharem as suas experiências enquanto navegam. Segundo a matéria, o bloqueador será parametrizado com base nas boas práticas definidas pela Coalition for Better Ads (coalizão por melhores anúncios, em tradução livre), que lançou em março uma lista de padrões para anúncios. Anúncios que violarem estes padrões como pop-ups, autoplay (começam automaticamente) e aqueles que requerem um tempo mínimo até serem pulados estão “abaixo do que o consumidor pode achar aceitável” e poderão serem bloqueados pelos usuários. Eu, Filipe e Ivan analisamos o fato, inclusive sob o ponto de vista de que isso seja um ponto forte ou não, se considerarmos a ferramenta como mais uma ameaça para a liberdade da internet, formando mais uma bolha.

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Possível logo do Chrome Adblocker. Reprodução: Ron Amadeo.

  • 11:35 – Ponto Fraco da Semana: Como a nova greve dos roteiristas pode afetar o que você vê na televisão?

Como ponto fraco da semana, falamos sobre a possível greve dos roteiristas dos EUA que poderia ter sido deflagrada a partir do dia 02 de maio, o que poderia modificar o calendário de produção e lançamento de séries, inclusive no Brasil. Conforme matéria veiculada pelo Omelete, o Writers Guild of America (WGA) que é o órgão sindical que defende as demandas dos roteiristas de televisão, cinema, rádio e novas mídias, e a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) que defende os interesses dos estúdios não estavam chegando a um acordo. De qualquer forma, segundo o portal Adoro Cinema, as entidades chegaram a um consenso na madrugada do dia 02 e renovaram o acordo sindical entre as duas partes para mais três anos. De qualquer forma, eu, Filipe e Ivan analisamos o fato, inclusive indo um pouco mais além e falando sobre o papel e importância dos roteiristas para os programas e séries.

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Reprodução: Omelete

  • 22:15 – Ameaças da Semana: Abap questiona digital

Já como ameaça da semana, eu, Filipe e Ivan, analisamos as recentes declarações dadas ao Propmark pelo novo presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), Mario D’Andrea, de que os canais digitais que se portam como veículos não seguem as regras desse mercado, principalmente com relação à transparência das práticas comerciais. Apesar de não citar quais são estes veículos, nós sabemos que os prováveis alvos são o Facebook e o Google. Para Mario D’Andrea, além da falta de clareza com relação à tabela de preço do digital, também há falta de transparência com os investimentos, conteúdos e retornos. Para o executivo, agências e anunciantes não podem ficar sujeitos ao modus operandi do digital, que muda de acordo com o veículo. Confira a nossa opinião sobre tudo isso.

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D’Andrea: “agências e anunciantes não podem ficar sujeitos ao modus operandi do digital, que muda de acordo com o veículo”. Foto: Alê Oliveira / Reprodução: Propmark

  • 35:40 – Oportunidades da Semana: Facebook discute tendências até 2020

Para encerrar a nossa análise SWOT da semana, como oportunidade, destacamos as cinco tendências apresentadas pelo time de análises e estudos do Facebook na primeira parte da série 20 shifts for 2020. Conforme veiculado pelo Meio & Mensagem, a empresa de Mark Zuckerberg irá mapear 20 tendências com base em um cenário que irá se consolidar em 2020. As cinco tendências apresentadas nesta primeira fase são:

1. Identidades omniculturais;
2. Novas negociações;
3. Próxima geração trabalhadora;
4. Além da idade; e
5. Comprando perto e longe.

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Ann Mack, diretora de marketing insights do Facebook (Reprodução: Marketing Mag).

  • 46:10 – Tópico da Semana: Lições que profissionais de marketing podem aprender do jornalismo

Entrando no nosso tópico da semana e aproveitando a participação do nosso diretor de conteúdo, Ivan Monteiro, que é jornalista, nós ressaltamos cinco lições que os profissionais de marketing podem aprender do jornalismo, conforme artigo escrito por Nicki Howell e publicado no nosso blog. Com 66% dos profissionais de marketing B2B planejando produzir mais conteúdo nos próximos meses, criar conteúdo valioso e de boa qualidade é cada vez mais necessário caso você queira que o seu conteúdo se destaque. Além disso, o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional e gera aproximadamente três vezes mais leads. Portanto, pensar como um jornalista é uma necessidade. As lições são:

1. Vá direto ao ponto (não enterre o início da notícia);
2. Crie maior profundidade: use citações;
3. Alavanque o poder de contar histórias;
4. Alavanque as tendências do grande quadro; e
5. Faça a verificação dos fatos como um profissional.

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Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

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Em breve no iTunes…
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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.

 

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