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HypeCast #17 – Como definir o personagem do comprador?

por HyTrade

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste décimo sétimo episódio realizamos a nossa análise das notícias de mercado da semana e depois falamos um pouco sobre como definir o personagem do comprador da sua estratégia de marketing de conteúdo.

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing, tecnologia e negócios, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à décima sétima edição do HypeCast! Neste programa estreamos uma nova seção intitulada de tuite da semana. Depois entrando na nossa análise de mercado da semana, analisamos em primeiro lugar, notícia de que o Google está lançando uma série de novas ferramentas gratuitas para anunciantes, com direito a machine learning e tudo o mais. Na sequência, também falamos sobre o lançamento de novas ferramentas, porém desta vez por parte do Facebook, que quer melhorar a audiência das transmissões ao vivo que ocorrem na rede. A nossa terceira notícia de mercado, meio que faz um contra-ataque à notícia anterior, com a divulgação de que o Twitter contratou Todd Swidler para liderar a divisão de streaming da empresa. Para finalizar a nossa análise de mercado, falamos sobre a divulgação de um novo relatório que diz que a indústria de automação de marketing deve atingir US$ 7,3 bilhões até 2025. Como tópico da semana, seguimos com as melhores práticas para a criação de uma estratégia vencedora de marketing de conteúdo, desta vez sobre como definir o personagem do comprador. Bom proveito!

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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

  • 3:42 – Tuite da Semana

Neste episódio introduzimos o nosso tuíte da semana, que vai falar sobre o que está sendo tendência e bombando no Twitter naquele momento. E surfando a onda do #FestivalDeCantadas, encontramos a pérola abaixo:

 

  • 6:11 – Machine learning é a aposta do Google para anunciantes

Na nossa primeira notícia de mercado nos vem através do Meio & Mensagem e diz que o Google está lançando uma série de novas ferramentas gratuitas para anunciantes, incluindo opções de marketing de atribuição e mensuração de vendas físicas a partir de anúncios no YouTube. Sobre a primeira delas, o Google Attribution, seu objetivo, segundo Sridhar Ramaswamy, vice-presidente de anúncios do Google, é ir além do “último clique” e compreender a jornada complexa do consumidor de maneira mais holística, uma vez que envolve milhares de interações em diferentes canais. A outra ferramenta diz respeito às extensões de localização nos anúncios no YouTube, que passarão a exibir ofertas especiais de marcas, mostrando lojas nos arredores e os produtos em estoque, de acordo com os vídeos e anúncios visualizados. Também haverá um novo mecanismo de mensuração de visitas em pontos de venda, sendo que os anunciantes poderão monitorar as vendas nas lojas físicas geradas a partir de anúncios digitais, com base em tecnologias de machine learning e geolocalização. Tudo muito interessante e futurístico. Eu e Filipe, comentamos.

personagem do comprador

Sridhar Ramaswamy apresentando as novidade durante o Google Marketing Next 17 realizados em São Francisco. Reprodução: Googblogs.com

  • 15:26 – Facebook lança ferramentas para atrair mais amigos às transmissões ao vivo

A nossa segunda notícia de mercado, que nos vem através do portal Canaltech, também diz respeito ao universo dos vídeos, porém desta vez do arquirrival do Google, o Facebook, que anunciou o lançamento de novas ferramentas, o “Live Chat” e o “Live With”, como diz o título, para atrair mais amigos às transmissões ao vivo. Eu e Filipe concordamos que o Facebook precisa pensar em formas de melhorar a audiência dos “lives”, já que a maioria deles tem um número pífio de pessoas assistindo, porém somos um pouco céticos de que a rede do Sr. Zuckerberg seja o local ideia para as transmissões ao vivo, sendo que o Twitter tem uma dinâmica muito mais adequada para isso.

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Fonte: Reprodução

  • 20:21 – Twitter tem novo diretor em divisão de streaming

A nossa terceira notícia de mercado, meio que faz um contraponto à notícia anterior, seja como um contra-ataque pensado ou não. Segundo matéria que nós vêm novamente através do portal Canaltech, o Twitter contratou Todd Swidler para liderar a divisão de streaming da empresa. Com o cargo de diretor global de “Negócios ao vivo”, o novo executivo assume com a responsabilidade de cuidar de toda a operação de streaming da companhia, desde as parceiras com detentores de conteúdo até ferramentas de transmissão e, principalmente, monetização e contato com anunciantes. A novidade vem logo depois de Jack Dorsey, presidente do Twitter, ter anunciado a marca recorde de 800 horas de conteúdo ao vivo transmitidas apenas no primeiro trimestre de 2017, firmando um compromisso de continuar com a iniciativa no futuro. Uma coisa é certa, a briga pela atenção das pessoas vai continuar extremamente acirrada. Eu e Filipe comentamos.

personagem do comprador

Todd Swidler, novo diretor global de “Negócios ao vivo” do Twitter. Fonte: Marketingdirecto.com

  • 27:42 – Automação de marketing atingirá US$ 7,3 bilhões até 2025

Para encerrar a nossa análise de mercado, analisamos matéria que nos vem através do blog Innovation Insider, que diz que a indústria global das soluções de automação de marketing, segundo o relatório da Grand View Research, chegará a US $ 7,63 bilhões até 2025. Isso reforça, como destacamos diversas vezes no nosso programa, a eficácia das plataformas em contribuir com a melhora da produtividade e mensuração das ações de marketing, com o gerenciamento do ciclo de vida dos clientes, com a geração de leads de melhor qualidade e o consequente aumento das vendas às empresas que as adotam. E, logicamente, quanto maior a confiança das empresas neste tipo de solução, maior a sua adoção.

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Mercado global de software de automação de marketing, por tamanho da empresa, 2014-2025 (USD Milhões). Fonte: Grandviewresearch.com

  • 32:57 – Tópico da Semana: Como definir o personagem do comprador da sua estratégia de marketing de conteúdo?

Entrando no nosso tópico da semana, eu e Filipe, falamos desta vez, sobre a segunda etapa da definição da sua estratégia de marketing de conteúdo, que é sobre como definir o personagem do comprador. Por que é importante termos uma clara imagem dos gostos e necessidades da nossa audiência? Por que somente assim conseguiremos nos posicionar como especialistas no nosso mercado. Desta forma, ao entendermos a nossa audiência e nos posicionarmos como especialistas, nós conseguiremos alavancar o nosso negócio mais rapidamente. A forma mais fácil e indicada para criar os personagens do comprador é, conforme a definição de Adele Revella, através de pesquisas diretas com nosso público alvo, ou, se você preferir, com os nossos compradores.

personagem do comprador

“Construído a partir de entrevistas com compradores reais, um personagem do comprador informa o que os potenciais clientes estão pensando e fazendo enquanto ponderam suas opções.” – Adele Revella

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Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.

 

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