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HyTrade Inbound Marketing

HypeCast #29 – Tudo sobre Marketing com Francisco e Fabio Madia

por HyTrade

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste vigésimo nono episódio batemos um papo extraordinário sobre a evolução do marketing com Francisco e Fabio Madia

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand, mais conhecido como podcast. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrirem as últimas tendências sobre marketing, tecnologia, empreendedorismo e negócios, através de entrevistas com os maiores especialistas do Brasil. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à vigésima nona edição do HypeCast! Este programa está mais do que especial, pois batemos um papo muito bacana com dois dos maiores especialistas em marketing do Brasil. Falamos sobre as lições deixadas por Peter Drucker, sobre os Principais Mandamentos do Marketing, sobre o Admirável Mundo Novo e o Marketing Trends, sobre o Mercado de Agências e muitas histórias de bastidores. Confira!

Francisco Madia é considerado a maior autoridade em marketing do país, segundo pesquisa realizada pela Toledo e Associados para a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Trabalhando há 46 anos em marketing, há 34 MADIA é Diretor Presidente e Sócio do MADIAMUNDOMARKETING – empresa líder em Consultoria de Marketing no país; Advogado, Empresário com cursos de especialização em marketing no Brasil e nos Estados Unidos – N.Y. University; MASTER em MARKETING pelo C.F.E. Presidente do júri do “Top de Marketing” por 10 anos e integrante do júri do “Prêmio Colunistas” por 28 anos; Criador e Presidente do “Prêmio Marketing Best”.Presidente da Academia Brasileira de Marketing. Autor dos livros “Marketing Trends –  Série anual de 2000 a 2015″, “O Grande Livro do Marketing”, “Marketing Pleno”, “Os Axiomas do Marketing”, “Datamarketing Behavior – Introdução ao Marketing de 6ª Geração” e “Causos de Marquetim”. Escreveu e publicou mais de 5 mil artigos sobre Marketing, realiza em média 80 conferências por ano, e há 44 anos escreve a coluna “Marketing” para um “Sindicate” de Jornais, Portais e Revistas em todo o Brasil. Em 2005, MADIA foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti, em sua 47ª edição – Melhor Livro de Administração – e, na final, – Melhor Livro Não-Ficção do Ano – com “OS 50 MANDAMENTOS DO MARKETING”, editado pela M. Books do Brasil.

Fabio Madia é Consultor Master, Sócio e Diretor de Planejamento e Atendimento do MADIAMUNDOMARKETING e Presidente DO COMITÊ DIGITAL TRENDS DO WTC BUSINESS CLUB. Antes de se juntar ao MMM, trabalhou durante 13 anos em agências de propaganda, com passagens pela Young & Rubicam, Bozell Brasil e Giovanni+DraftFCB. Ao longo desses 13 anos, atendeu alguns dos principais anunciantes do país. Cursou Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e tem MBA em Marketing pela Madia Marketing School.

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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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Em breve no iTunes…
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

  • 2:20 – Um pouco sobre os convidados e suas experiências profissionais

Começamos o programa com os nossos convidados contando um pouquinho sobre as suas respectivas formações acadêmicas, experiências profissionais, os serviços prestados e a estrutura da MMM e como eles nos conheceram e como foram parar no HypeCast.

  • 11:31 – Como era fazer marketing 40 anos atrás

Madia (o Francisco, já que o Fabio, nós chamamos de Fabio) nos conta um pouco desta história, de que o marketing nasceu na verdade em um livro de 1954 do Peter Drucker, que disse para todo mundo que o marketing, muito mais do que uma caixa de ferramentas, é uma maneira de você ver o mundo, de como você vê a vida, é uma filosofia, uma ideologia, uma religião, e mesmo em 1954 com o Drucker tendo definido com muita precisão o que era o marketing e que o marketing deveria estar presente em todos os setores da empresa, faltava as condições e ambiente para que isso se tornasse realidade, porque a concorrência entre produtos e marcas fora do Brasil (e no Brasil ainda nem se fala) era praticamente zero. Você tinha poucas categorias e em cada categoria você tinha um ou dois concorrentes e para que o marketing possa florescer e vicejar você tem que ter muita concorrência. Hoje cada categoria se desdobrou em milhares de categorias e cada uma das milhares de categorias em milhares de produtos. E quando acontece esta multiplicação de opções e concorrentes, nenhuma empresa ou profissional tem outra alternativa que não seja caprichar no seu marketing e fazer um marketing de excepcional qualidade e se converter gradativamente numa marca de excepcional qualidade na cabeça e no coração dos seus consumidores e stakeholders, ou seja, se lá atrás preocupar-se com marca era uma coisa meio que de frescura, hoje é essencial. Ou você se converte em uma marca ou você está ferrado.

  • 13:37 – Empresas de produtos x empresas de serviços, existe esta diferença?

Madia nos explica que isso é uma ilusão e que nos anos de 1970 o Theodore Levitt escreve um artigo na Harvard Business Review que se chama Marketing Myopia, onde ele disse que não existe produto e sim somente serviço. Ninguém compra produto, não é porque as pessoas compram um radinho ou um automóvel, que elas estão comprando um produto, e sim, que elas estavam comprando os serviços que aquele produto prestava. Então, vivemos 10, 20, 30 anos, sob a ilusão de que nós estávamos em uma sociedade de produto e a gente jamais teve, pois, o produto não existe, o que existe são os serviços que essa forma física contempla para poder prestar esse serviço.

  • 14:54 – Quais as principais lições de Peter Drucker para o marketing e para os negócios

Foi o Peter Drucker quem disse em 1954 que marketing é sinônimo de administração moderna, é como as empresas deveriam se organizar dali em diante. Tudo que se fosse fazer dali em diante deveria ser de fora para dentro, a partir do mercado. E só foi em 1990 que essa ficha foi cair no Brasil. Marketing é o ambiente! Peter Drucker nos deixou inúmeras lições, mas na opinião do Madia, a mais importante delas é que você mesmo sendo um sábio, você tem que ser uma pessoa acessível, generosa e simples. Madia segue contando algumas histórias de como era o Peter Drucker e como ele tratava os seus convidados quando iam à sua casa.

  • 19:31 – Quais os Principais Mandamentos do Marketing

Madia nos lembra que são 50 mandamentos importantes, por isso que todos eles estão no seu livro, porém se pudermos separar os mais importantes, que são como dogmas, esses são o primeiro e o segundo mandamentos e eles estão na primeira e segunda posição não é por acaso, é por querer. O primeiro mandamento é: “o cliente sempre tem razão” e o segundo mandamento é: “quando o cliente não tiver razão, prevalece o primeiro mandamento”, para que ninguém encha o saco né. Madia segue contando algumas histórias para ilustrar porque estes mandamentos são os mais importantes. Você acha o cliente chato? Então escute o programa para ouvir o que o Madia tem a dizer sobre isso! Ele também fala sobre a revisão que teve que ser feita sobre o mandamento que diz que “mais vale ser o primeiro do que ser o melhor”. Isso deixou de ser verdade. É bom ser o primeiro, mas hoje em dia o mais importante é ser o melhor. O Facebook não foi a primeira rede social, na verdade foi a décima oitava e tomou conta porque é a melhor. O Google não foi o primeiro buscador, mas hoje domina porque é o melhor.

  • 23:34 – O que é o Admirável Mundo Novo

Fabio nos conta um pouco como foi a sua chegada na MMM com carta branca para se aprofundar mais no digital. Por ser um early adopter e ter carta branca para mergulhar de cabeça no digital ele conseguiu ser um autodidata no assunto e foi mergulhando e experimentando cada rede nova que surgia, se apaixonando cada vez mais pelo digital e impregnando na empresa este novo olhar, mas não como uma visão de ruptura e mudança de ambiente, mas como na prestação dos seus serviços as soluções análogas e digitais funcionam conjuntamente, respeitando as necessidades dos clientes. O digital é fundamental, ele é muito importante, mas mais importante do que o digital é a harmonia entre as duas coisas. Fabio nos conta também como surgiu a ideia do Admirável Mundo Novo, da vontade dele e do Madia de montar uma palestra em conjunto, justamente sob o ponto de vista e da harmonia entre o ambiente análogo e o ambiente digital. Ambos se aprofundam mais, nos contando histórias e como se deu esta passagem do análogo para o digital até chegarmos no verdadeiro Admirável Mundo Novo. É fantástico, não deixe de escutar o programa!

  • 41:32 – Como surgiu o marketing trends e quais as principais tendências da atualidade

Fabio nos conta que o Marketing Trends surgiu antes de ele ir para a MMM, que são os encontros mensais organizados na MMM (os quais nós vamos religiosamente todos os meses) para os clientes e ex-alunos da Madia Marketing School, como uma forma de mantê-los atualizados e oferecer networking entre os participantes. Os encontros mensais são divididos em duas partes, sendo que na primeira parte o Madia apresenta alguns cases de marketing e o Fabio foca mais no digital na segunda parte. Essa interação e troca de ideias acaba virando um grande estudo, um grande ecossistema. Com relação às principais tendências, Fabio acha que as tendências não são mais tendências e que estamos começando a viver e a experimentar uma saturação sob o aspecto tecnológico. O que estamos aprendendo sobre tendência na atualidade, na verdade é a maturidade com relação à tecnologia. Ele continua explicando em mais detalhes o que ele quer dizer com isso e sobre as demais tendências que ele enxerga. Madia nos lembra também que o Marketing Trends é o título de uma franquia de um livro que começou a ser publicado há vinte anos e que este ano será lançada a sua vigésima edição. Depois ele também dá os seus pitacos sobre as tendências da atualidade. Confira os detalhes no programa!

  • 49:57 – Como está o mercado de agências da atualidade? Está saturado ou tem espaço para todos?

Fabio começa explicando que é importante ressaltar que o ambiente nunca foi só de publicidade e sim de comunicação. Mesmo quando ele trabalhava neste mercado há alguns anos, sempre foi comunicação, sendo que o cliente sempre teve, tem e terá a necessidade de comunicação e a comunicação está em todos os aspectos da vida de uma empresa, de uma marca, seja no ambiente interno com o trade, fornecedor, com pós-venda, com todas as áreas, incluindo o endomarketing, etc. Só que a agência de publicidade, ela só pensa em publicidade, até porque pensar em comunicação como um todo é uma coisa bastante complexa. Então, para ele, sob o ponto de vista do cenário de comunicação, ele acha que ainda há muitas oportunidades e de muito crescimento, principalmente para quem faz um bom trabalho, um trabalho de qualidade, para quem está perto do cliente. Para ele, o grande desafio efetivamente desse negócio, até porque tem muita concorrência, é conseguir ganhar dinheiro. Por isso que há hoje tantas agências passando por dificuldades. Ele acha que tem que ter uma limpeza natural neste mercado. Que as empresas terão que evoluir, levado em conta a importância de se mensurar as ações de marketing hoje em dia, principalmente depois do advento do digital. Madia complementa lembrando que tem uma outra crise neste negócio de agências, e que esta é mais ferrada. Escute o programa para saber qual ela é!

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  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

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Em breve no iTunes…
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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.

 

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